segunda-feira, 5 de junho de 2017

Copa de Handebol foi um sucesso!

Onze equipes masculinas e 6 femininas formaram a Copa
de Handebol de areia (Foto: Wesley Gonçalves)
Neste final de semana, o Pentáurea Clube Campestre recebeu aproximadamente 250 pessoas que puderam prestigiar e assistir a 1ª Copa Pentáurea de Handebol de Areia.

A competição reuniu 17 equipes, sendo 11 masculinas e 06 femininas, totalizando 120 atletas, ex-atletas e amantes desta modalidade esportiva que faz de Montes Claros tricampeã Brasileira Feminino e Campeã Brasileiro Masculino. Títulos conquistados no Espírito Santo.

O evento foi organizado pelo projeto Handebol Montes Claro (HMC) em parceria com o Pentáurea Clube Campestre e aconteceu na quadra de areia do clube, distante 22 km de Montes Claros na BR-135, saída para Bocaiúva.

a competição foi dividida nas categorias Sub-16 (até 2001), Adulto (18 anos acima) e Máster (acima de 35 anos ou não filiados a Federação Mineira de Handebol (FMH).
Os campeões e vice por categoria receberam troféu e medalhas. Mas, somente o adulto masculino e feminino recebeu uma premiação em dinheiro no valor de R$ 250,00 para o primeiro lugar e R$ 100,00 para o segundo lugar.

Francis Almeida disse que o objetivo da 1ª Copa Pentáurea foi justamente difundir esta prática esportiva pouco conhecida na região, mas que já trouxe títulos importantes para Montes Claros.

“Foi um momento ímpar. Primeira vez que o Pentáurea realizou uma Copa de Handebol de Areia. Todos os participantes ficaram encantados com as belezas naturais do clube e como foram bem recebidos. Foi uma competição bastante disputada e no final, venceram os mais preparados fisicamente, pois a areia cansa mais que a quadra”, conta a coordenadora.

Colocações finais
 Adulto Masculino
1° Afonso Contabilidade
2° Amigos do Hand. (ADH)

Adulto feminino
1°- Super Stars/TG
2°- Super Stars/Extintores e CIA

Categoria A Masculino
1°- Handebol Montes Claros
2° - Colégio Padrão B

 Categoria B Masculino
1°- Colégio Padrão C
2°- Colégio Padrão A

Categoria B Feminino
1°- Colégio Marista
2°- Colégio Padrão B




Morre Luiz Carlos Dias

Luiz Carlos Dias faleceu na manhã desta segunda feira, 05 de junho.

Dono de um caráter intempestivo e polêmico, Luiz Carlos teve participação efetiva na formatação das competições amadoras de Montes Claros e segundo o jornalista Christiano Jilvan, teve participação preponderante na reformulação do estatuto do Montes Claros Futebol Clube.


Foi também Diretor Técnico e procurador do Tribunal de Justiça Desportiva da LMF - Liga Montes-clarense de Futebol.

Luiz Carlos se formou em 1976 pela primeira turma do Curso de Educação Física da UFV - Universidade Federal de Viçosa, na chamada Turma Escorpião. Se formou em Direito pela Unimontes (FADIR) e era advogado.
Em tempos idos, Luiz Carlos participou também do time Handebol da Luve- UFV. Aqui numa foto com o time que tinha como destaque também o Professor Jaime Tolentino.

1976 - Seleção de Handebol da LUVE/UFV
João Cancio (Cancinho), Prof José Olympio, Joel Moreira, Leonardo (Makeba), José Muanis, Jaime Tolentino (Zoreia), Orlando Bruno (Kokão), Samuel Amaro (Macarrão), Djalma Bissoli (Chuchu), Claudio Zago, Luiz Carlos (Cifose) e Buneca
— Foto: arquivo UFV.



Luiz Carlos estava internado no Hospital Prontocor nos últimos dias por complicações no coração, mas a causa de sua morte ainda não foi divulgada. O funeral ocorre a partir das 17 horas desta segunda feira, na Funerária Avelar, próximo a prefeitura.



Jogos do Sesi começam com envolvimento de empresas da região

Equipe da Copasa também vai participar da realização dos jogos do SESI
(Foto: Heberth Halley)
Foi realizado na noite de sexta-feira, dia 02 de junho, às 18h30, no Clube Sesiminas, o congresso técnico dos Jogos Sesi 2017 – fase municipal – Montes Claros. 

Este ano 10 empresas participarão de uma das maiores competições de Minas Gerais: Copasa, Coteminas, Denver, GraphSilk, Hipolabor, Lafarge Holcim, Minaspuma, Novo Nordisk, Ralmec e Vallée. 

Além do sorteio das chaves e o sistema de disputa de cada modalidade, foram apresentados a metodologia dos Jogos Sesi deste ano, além do cronograma, premiação, locais dos jogos, revisão de alguns pontos relevantes, dentre outros assuntos a respeito da competição. 

A competição terá início no dia 08 de junho, com uma partida de vôlei masculino.

As modalidades em disputa serão: Futsal, futebol sete máster, basquete, handebol, vôlei de praia, vôlei de quadra, buraco, truco, tênis de mesa, sinuca e xadrez, além do trekking e da grande novidade futebol sete livre.

Para o coordenador geral dos Jogos Sesi 2017, o professor Igor Silveira, os Jogos Sesi é mais do que uma competição esportiva, é um programa de qualidade de vida para o trabalhador e familiares. Ele espera uma grande participação dos trabalhadores nos Jogos Sesi.

O campeão de cada modalidade na fase municipal garante vaga para a fase Regional Norte, que reúne equipes/indústrias de Montes Claros, que será a cidade sede, além de Curvelo, Pirapora e Janaúba/Jaíba), entre os dias 08 a 10 de setembro. Já a fase estadual será realizada em Uberlândia, no Sesi Gravatás, de 27 a 29 de outubro.

Os Jogos Sesi contam com a parceria do Clube Sesiminas, Sindplan, Unidade Sesi de Segurança e Saúde no Trabalho.

Sucesso nos Estados Unidos


Joaõ Victor foi há seis meses para
a Escola de cadetes americana(Foto:Divulgação)

Revelado pelo projeto da escola de futebol da Universidade Estadual de Montes Claros, João Victor Souza Cruz, de 17 anos, vive a oportunidade de jogar futebol nos Estados Unidos. Há seis meses, ele se mudou para a América do Norte como parte de um projeto de intercâmbio na Academia Militar da cidade de Mexico, no estado do Missouri, onde concilia o esporte com os estudos e com a rotina das Forças Armadas norte-americanas. O rendimento, segundo o atleta que se tornou cadete, foi acima da expectativa, já que recebeu três prêmios em menos de um ano na nova casa. 

Em férias na cidade, João Victor retornou nesta semana para compartilhar as primeiras experiências nos EUA com o treinador Alexandre Caribé e com os antigos companheiros de projeto. Reconheceu como determinante a experiência na escolinha esportiva para a melhor adaptação fora do País.

- A disciplina que às vezes a gente achava ruim aqui, pelo jeito brasileiro de se reunir e jogar, lá é uma coisa muito séria e pode custar até mesmo a sua permanência não apenas no time, mas também na escola - explicou. 

Agora, além do esporte, o Cadete Souza também
aprende a disciplina da Academia
Com o bom rendimento dentro de campo e na sala de aula, o jovem montes-clarense faz planos de permanecer nos Estados Unidos. No sistema educacional de lá, quando o aluno inicia o último ano do ensino médio é obrigatório se cadastrar para concorrer vagas nas universidades – não há vestibular; o candidato é aceito pela avaliação de currículo. E culturalmente, segundo Souza, o esporte está diretamente ligado a esta avaliação, já que praticamente todas as modalidades têm suas ligas universitárias em nível nacional, com direito a cobertura de imprensa e a concessão de bolsas de estudo.