terça-feira, 22 de julho de 2008

CARLÚCIO BICALHO: O ATENEU ESTÁ MAIS VIVO DO QUE NUNCA!

No último dia 19 de Julho, estivemos recebendo no nosso programa "PLACAR ELETRÔNICO - Na Trave" que vai ao ar pela Rádio Expressão FM aos sábados às 11 da manhã o Senhor José Carlúcio Bicalho, Esportista da cidade, que detém os cursos de Gestão Esportiva, Seminário Internacional de treinamento esportivo, de Medicina esportiva, de Pró-fitnnes Personal Trainner e de Marketing e Administração Esportiva. No bate papo, Carlúcio Bicalho falou um pouco da história do Ateneu, das dificuldades do clube, das gestões que contribuíram para o endividamento do Clube, e sobretudo, deixou claro que a Associação Desportiva Ateneu está viva, tendo inclusive eleito sua nova diretoria, que publicamos com exclusividade em nosso blog. A partir de agora, confira na integra a entrevista concedida a nós, e ao crônista esportivo Geraldo Sá.
"Realmente, essa notícia está sendo veiculada pela imprensa. De concreto não existe nada, por que pra se vender um patrimônio, tem que se procurar os donos ou representantes legais."

Nairlan Clayton Barbosa: Carlúcio Bicalho, conte um pouco da história do Ateneu e também um pouco da sua história:
Carlúcio Bicalho: O Ateneu foi fundado em maio de 1947, com o nome de Futebol Clube Padre Osmar. O padre Osmar foi coordenador do Colégio Diocesano que funcionava onde hoje funciona o "Bretas" novo, propriedade do ex-prefeito Toninho Rebelo e ele era desportista e fazia parte desse grupo "Futebol Clube Padre Osmar" em homenagem ao diretor da escola. Com o tempo, o João Rebelo ( irmão do Toninho ) veio a falecer, muito jovem e esse grupo ao qual ele fazia parte resolveu mudar o nome em homenagem a ele que era um grande esportista, então, passou a se chamar "Esporte Clube João Rebelo", que nessa época não tinha estádio, porém existia um estádio municipal que ficava na rua Dr Veloso, e se chamava "Estádio Francisco José Guimarães", hoje já habitado, mas fica entre as ruas General Carneiro e Correa Machado, e lateralmente entre as ruas João Pinheiro e Dr Veloso. Mais tarde, com o advento das diretorias mais experientes, e pessoas como Toninho Rebelo, Dr Geraldo Machado, Dr Mário Ribeiro, Geraldo Avelar, Sr Josias Loyola e outros grandes esportistas de Montes Claros que eu não me recordo agora, houve um movimento liderado por Toninho Rebelo, pra fazer o "Estádio João Rebelo" e aí Toninho adquiriu toda aquela quadra, que era só do Ateneu e construiu o Estádio. É uma coisa que precisa ser esclarecida. Comenta-se na cidade que o Ateneu é uma propriedade pública, ou que não teria dono. Aquilo ali foi uma "cotização" de pessoas lideradas por Toninho Rebelo, que bancaram aquela obra. Esse pessoal hoje, todos têm as suas cotas, têm a sua carteira, tem um livro de ata registrado em cartório e cada um tem seu documento.
O Ateneu, apesar de ser um time que não está no profissional, de estar num momento difícil, é um dos poucos times do Norte de Minas, ou de Minas Gerais, que tem sede campestre, e tem o seu estádio particular, que é o João Rebelo, que é uma propriedade muito valiosa, é até difícil avaliar hoje um patrimônio daquele nível, o que eu posso adiantar pra vocês é que um lote de 360m hoje no bairro São José vale Cem mil Reais, o patrimônio do Ateneu tem 27 mil metros. É muito valioso. Esse patrimônio tem dono gente!
Mas voltando à história do Ateneu, a mudança de nome de "Esporte Clube João Rebelo", para "Ateneu" se deu a pedido da família de Toninho Rebelo (irmão de João Rebelo) por causa daquele negócio da torcida xingar, e tal. A torcida xingaria o nome de João Rebelo, então eles pediram pra mudar o nome. Passou-se o nome para o estádio: "Estádio João Rebelo" e no time foi colocado o nome de Ateneu.
Ateneu é um local na Grécia Antiga, onde os grandes literários se apresentavam. Era como uma faculdade de alto nível, então os diretores daquela época resolveram, colocar o nome de "Ateneu".



"Nós recebemos com muita tristeza as notícias veiculadas na imprensa com respeito à venda de patrimônio, à dengue no Ateneu, ao lixo jogado no Ateneu.
A resposta que a gente vai dar é com trabalho."

Geraldo Sá: Carlúcio, se alguém quisesse comprar o Ateneu, se por acaso ele estivesse à venda, por esse grupo, esse montante apurado seria distribuído por cotas a esses sócios proprietários?
Carlúcio Bicalho: Exatamente. Atualmente, apesar de o time estar certo com respeito à diretoria executiva, nós temos um conselho deliberativo que é eleito de quatro em quatro anos, e nós temos esse conselho ainda em vigor, cujo mandato encerra no ano que vem. Então, o presidente do conselho deliberativo, João Batista, tem a posse desses documentos que foram levados ontem à reunião do conselho, e lá consta o nome dos proprietários, e cada proprietário tem seu documento, e esse livro de ata é registrado em cartório. No caso de uma venda, teria que ser feita uma assembléia geral do clube pra tomar essa decisão, coordenada pelo conselho deliberativo.

Nairlan Clayton Barbosa: Além de falar dessa propriedade do patrimônio, eu gostaria que o Sr falasse um pouco mais sobre a "venda" desse patrimônio. Comenta-se pela cidade que o Ateneu está com seu patrimônio à venda. Esclareça isso pra gente.
Carlúcio Bicalho: Realmente, essa notícia está sendo veiculada pela imprensa. De concreto não existe nada, por que pra se vender um patrimônio, tem que se procurar os donos ou representantes legais. O Ateneu tem um órgão legal, que é o conselho deliberativo, e agora, com maior segurança, tem uma diretoria executiva eleita, a partir do dia 18 de Julho às 19hrs. Então, para que se venda um patrimônio daqueles, os interessados tinham que se dirigir a esses dois órgãos. São essas pessoas que têm direitos, por lei de representar o Ateneu e negociar esse patrimônio.

Nairlan Clayton Barbosa: Mas existe essa cogitação para a venda do patrimônio?
Carlúcio Bicalho: Não. Não só não existe, como ninguém foi procurado. Inclusive ontem na nossa reunião, nós ficamos sem saber de onde vieram essas notícias.
Empresas grandes, como Carrefour, Villefort e outras empresas que estão chegando a Montes Claros, ninguém procurou o Ateneu. Por que existe um projeto muito interessante para o clube, que a gente já estudou, que é o mesmo esquema que foi feito no Democrata de Sete Lagoas e no Mamoré de Patos de Minas, em que uma grande empresa assumiria o estádio e construiria um estádio, numa região mais distante, mas um estádio mais moderno, com estacionamento, vestiário, arquibancada, pra pelo menos dez mil pessoas. Que é o que ocorreu com o Democrata e com o Mamoré. Isso seria uma coisa importante pra Montes Claros, não só para o Ateneu. Se aparecer alguma coisa desse tipo, eu acredito que a diretoria vai estudar com carinho, por que isso não vai resolver só o problema do Ateneu, mas vai resolver o problema do futebol de Montes Claros.

Nairlan Clayton Barbosa: Fale um pouco agora sobre os títulos que estão na galeria do Ateneu.
Carlúcio Bicalho: Com respeito ao futebol amador, o Ateneu tem diversos títulos, desde a sua fundação. É um número muito grande, inclusive de um passado do qual eu conheço a história, mas não participei. Mas o que me chama mais a atenção, são os títulos profissionais. O Ateneu teve um título da Segunda Divisão e um outro título do Módulo B. Depois desses títulos, tivemos problemas estruturais, principalmente financeiros. Isso na segunda divisão. Você imagina o custo de um time pra disputar a primeira divisão? Hoje, por exemplo, a imprensa veicula que o Atlético tem uma dívida Dois Milhões e quinhentos mil reais. E nós aqui? Então, pra tocar um trabalho desse nível, nós teríamos que ter uma estrutura financeira, uma grande empresa, ou então um patrocinador forte, uma pessoa do ramo, algumas coisas que já foram tentadas aí, e que não deram certo.
Com respeito a um dos presidentes do Conselho Deliberativo, tem um amigo, que eles já conversaram sobre isso, mas o Ateneu não tinha uma direção legal, com registro, uma diretoria executiva, então a coisa ficou difícil e esse negócio foi deixado de lado. Então, na reunião do dia 18, foi levantado isso de novo, e a idéia desse nosso presidente é procurar essa pessoa e também alguns atletas que passaram por lá e estão no exterior, nós temos dois aí mais famosos, que a gente também vai tentar, por que eu acho que isso é uma coisa que interessa pra eles.

Geraldo Sá: Carlúcio, qual é o pensamento a nível de futebol profissional, desse grupo, dessa direção do Ateneu? Pensa-se na formação de uma equipe profissional, como está hoje o Funorte, como são as equipes do interior da primeira divisão, pensa-se nisso? Eu pergunto, se pensam em prazo, se é por agora, se é daqui a cinco ou dez anos? Quando é que isso vai ocorrer?
Carlúcio Bicalho: A diretoria que foi eleita no dia 18 de julho, pegou o Ateneu com o gramado depredado, as instalações estragadas e tal. Então, numa construção, o mais importante é a base, a estrutura, e o Ateneu hoje não tem a mínima estrutura pra se praticar o futebol. Qual é o "Plano A" do Ateneu hoje? É reformular o estádio, o gramado, que é a coisa mais importante. Nós temos o Sr José Veloso, que é o nosso contador, ele é um dos diretores e está encarregado, para a partir do dia 21 de julho, de cuidar de toda a documentação do Ateneu, em cartórios, na Recita Federal, por que tem uns problemas de bingo, parece que tem dívida na receita. Nós temos que documentar e tomar conhecimento do débito do Ateneu, que depois vamos divulgar, e também precisamos reformar inicialmente o gramado, por que o estádio vai vir em conseqüência. Nós já temos o orçamento pronto, eu posso te adiantar que o gramado fica em trinta mil reais, esse orçamento está nas mãos de um dos nossos conselheiros, o Dr Fábio Lafetá Rebelo. Foi entregue a ele na semana passada, e ele estava esperando a eleição da diretoria para que a gente se reúna e ele corra atrás de diretores do Ateneu e sócios proprietários do grupo dele para que a gente possa levantar recursos para iniciar a reforma do gramado.
Uma vez pronto, nós vamos trabalhar, montar as categorias básicas do Ateneu, que é fundamental no futebol. Não se pode montar um time profissional sem uma estrutura de categoria de base. O futebol é caro, nós não podemos sair catando jogadores aqui e acolá se não tem recursos pra isso. E outra coisa, nós temos grandes valores aqui, pra montar essas categorias básicas. Uma vez montada, com uma estrutura melhor, se disputa o campeonato de categorias básicas, e aí sim, nós vamos tentar recursos pra tentar o item final que é o futebol profissional.



"Então nós tivemos o prazer de voltar, depois de muitos anos, os conselheiros ali, e elegemos a nova diretoria do Ateneu para o triênio 2008-2009-2010."

Geraldo Sá: Eu sou comentarista esportivo, mas também sou contador e eu sempre tenho essa preocupação com relação à minha área. Você levantou uma questão do Ateneu. Será que no patrimônio daria para liquidar isso e sobrar algum recurso para se manter a história do Ateneu?

Carlúcio Bicalho: Em questão do Passivo com respeito a pessoal (atletas), o passivo do Ateneu é em torno de dez mil reais relativo aos atletas de Belo Horizonte, são os atletas que participaram de um convênio passado com a UFMG e com respeito à dívida, nós temos essa dívida lá em Belo Horizonte, tem uma dívida pequena com a federação mineira, que diz respeito a taxas e outra com respeito ao bingo, por que pra montar os bingos, você tinha que pagar imposto, tinha que estar em dia com a Receita Federal.São essas três coisas que nos preocupam mais. Mas nós acreditamos, que agente não vai precisar recorrer a tanto pra quitar. Você que é da área e entende, sabe que quando o credor se preocupa com a dívida, ele consegue um parcelamento e é isso que agente vai tentar fazer.Pelo que a gente levantou, de cabeça, não é uma dívida muito grande. Por eu não entender do assunto, eu vou pegar os documentos e depois, a gente passa pra você, mas eu sei que a dívida, pelo que foi levantado com o pessoal mais antigo que trabalha no Ateneu, não é muito grande não. Só depende de ser negociada.

Geraldo Sá: Você tem um valor aproximado?
Carlúcio Bicalho: Não, eu não tenho idéia. O Joaquim Lopes, que é o secretário do conselho, tem umas anotações que ficou de me passar, mas na reunião estávamos mais preocupado com a eleição e com as atas e eu não levantei esse assunto. Mas eu prometo que vou pesquisar isso e passar pra vocês.

Nairlan Clayton Barbosa: Agora vamos falar sobre a reunião acontecida na sexta feira, dia 18 de Julho para eleger a nova diretoria do Ateneu.
Carlúcio Bicalho: Exatamente. Dia 18 exatamente às 19hrs, o conselho deliberativo se reuniu. Eu devo dizer primeiramente, que por lei essa reunião tem que ser anunciada publicamente, com quinze dias de antecedência. E foi publicado na imprensa de Montes Claros, e no dia 18/07/2008, foi o dia aprazado para realização dessa reunião. Felizmente, o Ateneu, tão depredado, como dizem os detratores, nós tivemos condições de reunir no Estádio João Rebelo, "assentados" (risos), nas dependências do salão, São este que poucas pessoas têm um salão como esse num campo de futebol. Onde foram realizados, eventos, reuniões sociais da cidade. Então nós tivemos o prazer de voltar, depois de muitos anos, os conselheiros ali, e elegemos a nova diretoria do Ateneu para o triênio 2008-2009-2010.
Nairlan Clayton Barbosa: Já em primeira mão, com exclusividade para o Blog "Sapatada na Rechonchuda" pode nos dizer como ficou essa eleição?
Carlúcio Bicalho: Foi chapa única. Nós publicamos, mas não apareceu nenhum concorrente. Então foi eleito por unanimidade o nome de Flávio Gusmão, que é uma pessoa muito conhecida no esporte em Montes Claros, foi diretor e coordenador do São Pedro, no futebol profissional, já foi várias vezes diretor do Ateneu, é gerente da Transnorte, é um dos homens de confiança da família Sapori, "Flavão" é uma unanimidade no futebol de Montes Claros. Então nós ficamos numa felicidade muito grande por ele ser atenense, por que é um grande desafio, aceitar essa responsabilidade e pegar o Ateneu na situação em que ele está.
São cargos eletivos. Um presidente e dois vices. O primeiro vice-presidente é o Geraldo Brant e o segundo vice-presidente é o Cássio Aquino, da Palimontes.
Além deles, tem a parte executiva: para o secretariado foi eleito o contador José Veloso e Carlúcio Bicalho ficou com a parte administrativa.
O objetivo da gente é carregar esse piano e se Deus quiser, nós estamos otimistas, não com sonhos irrealizáveis, mas com os pés no chão, eu acho que a gente vai chegar lá.
Nairlan Clayton Barbosa: Então, vale dizer ao torcedor do "broca", atenense, que tem o coração alvi-negro, o Ateneu não está morto. O Ateneu tem uma diretoria que foi eleita na última sexta feira, dia 18 de Julho de 2008. Existem projetos sim. E eu gostaria que o Sr falasse um pouco desses projetos para o nosso querido "broca".
Carlúcio Bicalho: Inicialmente esta diretoria está tomando pé dos problemas, temos que analisar parte por parte do que precisa ser feito, temos arquitetos, engenheiros justamente para avaliar estes projetos para o futuro do Ateneu. E já já vai entrar a turma da limpeza do gramado para começar este projeto.

Nairlan Clayton Barbosa: Então, o que a imprensa disse nos últimos meses, de que o Ateneu era o "capim puro", "guarida para parasitas", isso tem prazo para acabar?
Carlúcio Bicalho: Graças a Deus. Agora a gente está com o controle nas mãos. É claro que a gente não pode prometer absurdos por que a coisa lá realmente não está boa. Mas a gente está paralelamente, com os pés no chão, vencendo etapa, por etapa, até chegar ao objetivo de uma parceria, uma coisa mais concreta até no futuro, quem sabe, o futebol profissional.

Nairlan Clayton Barbosa: E é o mais importante, por que o futebol hoje, Carlúcio, está sendo feito com os pés no chão.
Carlúcio Bicalho: Eu sou atleticano e cito muito como parâmetro o Atlético Mineiro. Um clube centenário que já vendeu grandes jogadores. O nosso foco é o Ateneu, mas só pra você ter uma idéia, eu vi num programa da SPORTV, Que um dos times que têm o maior patrimônio é o Atlético Mineiro. O Atlético Mineiro tem um shoping que é o "Diamond Mall", que vale uma fortuna, no "filet" de Belo Horizonte que é Lourdes, ao lado, tem o prédio da administração em frente à Olegário Maciel, a avenida mais importante, um préio lá onde é o setor administrativo, tem a "Vila Olímpica, tem o "Labareda" e a "Cidade do Galo". São cinco patrimônios da maior valia em BH. Porquê essa diretoria não contrata uma equipe de nível, uma empresa pra gerenciar esse patrimônio, e tirar recursos pra manter o futebol? Isso eu não sei. Podem existir alguns interesses fora disso. Nós aqui em Montes Claros, no nosso farejo, como eu digo, estamos sabendo disso. Será possível que os competentes lá quem comandam o Atlético não sabem? Então, eu só quero relatar isso. Você vê que o futebol ta caro, ta difícil, você vê que o Cruzeiro, pra se manter, está tendo que vender jogadores, e o Ateneu? Então, por enquanto, nesse início, nós estamos nos valendo das nossas amizades, dos contatos que nós temos. Eu tenho aqui, para passar pra você, as pessoas que nós estivemos reunidos, que viram que o projeto é sério.
Estivemos com o Dr Raimundo Avelar, que nada mais é que o ex diretor da UNIMONTES, ele foi o segundo reitor, foi presidente por duas vezes do Ateneu no futebol profissional, diretor do IMA;
Estivemos com o Dr Luiz Manna, que é um deportista da maior qualidade de Montes Claros, e é dono da Flamoc center, e é amigo da gente;
O João Batista do BH Supermercados, que ajudou a bancar o Montes Claros, naquela empreitada que o Montes Claros teve, e também já participou do Ateneu;
Dr Fábio Rebelo, irmão do Toninho, que é a pessoa de maior peso na família, com respeito à administração, que é um dos fundadores do Ateneu;
Nós temos Dr Haroldo Bicalho, engenheiro da "Dimensão", que vai gerenciar o projeto de reforma;
Temos, Dr Élcio Carneiro, que é o nosso advogado, que vai estudar o nosso estatuto.
Então, eu quero dizer pra vocês, é que quando você não entende do assunto, você tem que recorrer a pessoas que sabem. Eu acho que isso é importante na vida. Nós estamos com pessoas da maior qualidade, pessoas de grande respeito, que podem nos ajudar quanto ao rumo que nós temos que tomar. Foi isso que nós passamos pra eles, fizemos uma reunião e vamos voltar a nos reunir agora, com a diretoria montada, pra inclusive pedir sugestões, já que são pessoas experientes, pra decidir a que rumo nós vamos tocar o Ateneu, mas basicamente, começando do gramado, reforma do estádio, times de divisão básica, até chegar onde a gente puder.

Nairlan Clayton Barbosa: Você falou sobre essas pessoas, então as parcerias vão ser a tônica de agora pra frente?
Carlúcio Bicalho: Não tem outra chance. Com o futebol caro desse jeito, nenhum financista, vai tirar dinheiro do bolso pra colocar no futebol. Isso não existe!
Eu me lembrei agora, que é idéia da diretoria, eu como diretor administrativo, vou ao SEBRAE, vou levar lá um técnico do SEBRAE, pra olhar o patrimônio do Ateneu. Nós temos uma sede campestre obsoleta, abandonada. O que nós podemos fazer com aquele patrimônio? Nós temos um terreno no fundo do Ateneu, na rua Joaquim Sarmento, eu conversei com Linton Guedes, da farmácia, e ofereci o terreno já que eles não têm farmácia nenhuma no bairro São José, conversei com garagistas, vendas de veículos, estacionamentos. Então, como você vê, tem solução. Agora nós precisamos ver qual é a porta que vai nos abrir quando a gente buscar isso!

Nairlan Clayton Barbosa: Uma coisa importante, é a questão de divulgar sempre essas etapas. À medida que cada etapa for concluída, a gente deixa a sugestão aí, por que nós que fazemos parte da imprensa, queremos divulgar as coisas boas também. Então, à medida que as coisas forem acontecendo, nós estamos à disposição para isso.
Carlúcio Bicalho: Nós estamos realmente deixando as coisas acontecerem, pra gente divulgar as coisas concretas. Eu chego aqui e falo: "Olha Nairlan, o Ateneu tem máquinas trabalhando!" Aí, você vai ver isso lá e divulgar, que a diretoria está trabalhando, que tem máquinas trabalhando, que estão plantando o gramado, reformando o estádio. Então a gente está tendo o cuidado pra divulgar quando as coisas acontecerem. Tudo o que eu falei aqui foram coisas que já foram feitas. Montar a diretoria, reuniões com empresários. Isso tudo foi feito. A tônica dessa diretoria vai ser: "Realizar pra divulgar". Nós recebemos com muita tristeza as notícias veiculadas na imprensa com respeito à venda de patrimônio, à dengue no Ateneu, ao lixo jogado no Ateneu.
A resposta que a gente vai dar é com trabalho. É quando a imprensa for lá e vir as coisas que estão sendo feitas.
Se Deus quiser, e a gente, tem muita fé em Deus, a gente vai conseguir isso, por que é a sociedade de Montes Claros quer isso.

Exclusivo para o Blog:
Nairlan Clayton Barbosa: Carlúcio, muito se comenta sobre o caso "Aristóteles Mendes Ruas"na diretoria do Ateneu. Responsabiliza-se a ele pela derrocada do Ateneu. Como o senhor em nome da diretoria pode falar sobre este assunto?
Carlúcio Bicalho: Olha, vou dizer sim. Assim como outras diretorias tiveram problemas, a do moço aí também teve. Muitos diretores não tiveram a experiência necessária para lidar com esse problema do futebol ser sempre um item muito caro. E terminaram por fazer uma gestão que comprometesse o clube. Mas isso são coisas da falta de experiência com o futebol e da pressão do público para uma resposta positiva do clube. Não queremos viver agora dessas experiências ruins. Queremos sobretudo pensar no futuro e é isso que faremos se Deus quiser.