segunda-feira, 5 de junho de 2017

Sucesso nos Estados Unidos


Joaõ Victor foi há seis meses para
a Escola de cadetes americana(Foto:Divulgação)

Revelado pelo projeto da escola de futebol da Universidade Estadual de Montes Claros, João Victor Souza Cruz, de 17 anos, vive a oportunidade de jogar futebol nos Estados Unidos. Há seis meses, ele se mudou para a América do Norte como parte de um projeto de intercâmbio na Academia Militar da cidade de Mexico, no estado do Missouri, onde concilia o esporte com os estudos e com a rotina das Forças Armadas norte-americanas. O rendimento, segundo o atleta que se tornou cadete, foi acima da expectativa, já que recebeu três prêmios em menos de um ano na nova casa. 

Em férias na cidade, João Victor retornou nesta semana para compartilhar as primeiras experiências nos EUA com o treinador Alexandre Caribé e com os antigos companheiros de projeto. Reconheceu como determinante a experiência na escolinha esportiva para a melhor adaptação fora do País.

- A disciplina que às vezes a gente achava ruim aqui, pelo jeito brasileiro de se reunir e jogar, lá é uma coisa muito séria e pode custar até mesmo a sua permanência não apenas no time, mas também na escola - explicou. 

Agora, além do esporte, o Cadete Souza também
aprende a disciplina da Academia
Com o bom rendimento dentro de campo e na sala de aula, o jovem montes-clarense faz planos de permanecer nos Estados Unidos. No sistema educacional de lá, quando o aluno inicia o último ano do ensino médio é obrigatório se cadastrar para concorrer vagas nas universidades – não há vestibular; o candidato é aceito pela avaliação de currículo. E culturalmente, segundo Souza, o esporte está diretamente ligado a esta avaliação, já que praticamente todas as modalidades têm suas ligas universitárias em nível nacional, com direito a cobertura de imprensa e a concessão de bolsas de estudo.

Nenhum comentário: