segunda-feira, 11 de agosto de 2008

VANDER LEE: O CLUBE ATLÉTICO MINEIRO TEM UM SINÔNIMO: "PAIXÃO"!

Numa entrevista bem descontraída o músico Vander Lee fala sobre como nasceu sua paixão pelo Clube Atlético Mineiro, revela que um dia já foi cruzeirense e como se deu essa mudança. E ainda fala de sua participação importantíssima no DVD produzido para comemorar a volta do Galo à primeira divisão do Futebol brasileiro.
Confira aqui este bate papo animado na sala de entrevistas do hotel onde o cantor estava hospedado horas antes de um show realizado para a FENICs em Montes Claros.


Nairlan Clayton Barbosa: Todo mundo sabe da sua paixão pelo galo, que também é a minha, e eu gostaria de saber desde quando veio isso.

Vander Lee: Eu tenho uma confissão pra fazer: eu já fui cruzeirense! (risos)

Nairlan Clayton Barbosa: Esse é um furo muito grande para o blog! (risos)

Vander Lee: Na verdade eu fui cruzeirense com cinco anos de idade, quando eu não sabia das coisas. Eu fui induzido pelas más companhias. Um dia eu estava muito triste, muito deprimido, eu não devia nem ter saído de casa nesse dia, e eu encontrei uma pessoa que me levou pra esse caminho e eu passei a experimentar coisas que não me faziam bem. Me viciaram, mas de repente eu fui salvo!!! Um dia eu fui ao Mineirão ver o Reinaldo jogar. Aí eu descobri a diferença entre futebol e poesia, entre o futebol poético e uma mera competição, mera luta de classes. Mas o Reinaldo era poesia de mais, influenciou muita gente, e hoje em dia é meu amigo. Virei atleticano por causa do Reinaldo e a gente hoje bate uma "pelada" junto. Eu acho que hoje eu jogo melhor do que ele. O aluno superou o mestre!



Nairlan Clayton Barbosa: A música "Galo e Cruzeiro" é um fato real?

Vander Lee: Não. Em arte nada é só realidade ou só ficção. Tem pontos inspirados na minha vida pessoal, de gente da minha família. Por exemplo, eu nunca tive uma namorada cruzeirense ou pelo menos que eu soubesse né? Por que a última coisa que eu pergunto pra uma garota é o time que ela torce: "Que time é teu?" eu não pergunto isso! (risos). Não se fala isso pra uma mulher que você queira.(muitos risos...)

Nairlan Clayton Barbosa: (risos...)Falando um pouco da torcida atleticana. Qual a sensação de estar no Mineirão? Eu vou ao Mineirão, mas sempre a trabalho, eu quero falar da sensação do Vander Lee torcedor.

Vander Lee: Ah, cara, eu amo a torcida atleticana, eu acho muito bonito o show deles. Por que a torcida do cruzeiro, eu não conheço direito né? Não acompanho, eu não sei o que acontece. Eu não sou aquele tipo de atleticano que "seca" o cruzeiro, eu sou o tipo de atleticano que ignora o cruzeiro. Eu não dou esse valor todo não. Vou ficar olhando o quintal do vizinho? Mas eu gosto da torcida do atlético. Acho muito bonita a dedicação. Ganhou duas... Aí, vai lá hoje, tá cheio! Ganhou de meio a zero, dá cinqüenta mil pessoas no jogo seguinte. Sai escrito o nome de um goleiro que pegou uma bolinha ali, o cara faz um gol e vira ídolo. Só aqui que tem isso (Em Minas). E é isso que eu gosto na torcida. Ela é muito, mulher de malandro, gosta de apanhar, de sofrer, aí ganha um carinho e já faz as pazes! É terrível!

Nairlan Clayton Barbosa: A sua participação no DVD histórico, da subida do galo para onde ele nunca deveria ter saído, fale um pouquinho pra gente. Foi feito com mais profissionalismo ou mais carinho?

Vander Lee: Nossa, muito gostoso! Muito carinho, profissionalismo eu não sei. Mas foi muito bacana, eu sempre sou muito solicitado em BH, por alguns cronistas esportivos. A turma do futebol gosta de mim pra caramba. É interessante. E sempre quando o time estava mal, que caiu, eu sempre tinha que dar entrevista sobre aquilo e me enchia o saco, falar do fundo do poço, e aí eu ficava "puto". Mas quando o time foi campeão e tal, eu pensei: "Agora, vamos ver se eles se lembram de mim." E eles lembraram, aí eu levei o violão e cantei uma parte do hino e foi uma coisa muito simbólica, eu acho que eu nem sabia que eu sabia cantar o hino. Eu não sou esse tipo de torcedor. Eu sou um observador nato! Eu observo as coisas e crio histórias, invento coisas, faço a vida fazer sentido. E o futebol me dá essa coisa, essa relação com a massa, é um lugar que eu sempre vou ver trinta, quarenta, cinqüenta mil pessoas, e ver coisas acontecendo simultaneamente, o tempo todo, fico viajando na coisa da física quântica, da tridimensionalidade, quantidade de energia que é canalizada ali e fico impressionado com a força do povo. E viajo nessas coisas. Aproveito e torço pro meu time, tomo um cervejinha (quando podia né?). Eu gosto da cultura popular, é nela que eu "bebo" tudo pra criar e o futebol em si é um esporte que promove um ótimo estudo sociológico, e essas coisas fazem sentido pra minha vida. Justifica estar vivo!

Nairlan Clayton Barbosa: Pra fechar, teremos jogo entre atlético e Grêmio, hoje. Você arrisca um placar? (risos)

Vander Lee: Eu acho que vai ficar 1 X 0 pro galo hoje. Pode ser de mão, aos quarenta e nove, roubado, agente "arreda" o gol pr´um canto se precisar, a gente faz igual à propaganda de cerveja! Mas, meio a zero já ajuda né? Eu acho que nós vamos ter um "campeão surpresa" esse ano por que tá muito compacto, ta tudo muito equilibrado, os times que começaram bem já estão caindo e esses que estão bem agora vão cair daqui a pouco, e nós que não estamos tão bem, eu acho que vamos crescer! A minha esperança é essa. É que haja agora uma reação. Eu gosto muito de acompanhar o jogo e ficar mentalizando e sentir qual time que está vibrando mais com a vitória. E o galo, apesar de jogar bem as vezes, é muito azarado. Oh ataque azarado! O time joga bem e perde, acontece de mais, perde de virada! Só no Atlético que acontece! E os juizes nunca nos ajudam. Tem uma meia dúzia de juízes que não deviam apitar os jogos da galo, por que estão correndo um risco de vida terrível! (risos). Os caras estão fazendo "merda" de mais. Ta doido!
Observação: O Galo perdeu nesse dia pela primeira vez no Mineirão no campeonato brasileiro. E para o Grêmio de goleada. O Placar deste jogo foi 4 X 0.

Nairlan Clayton Barbosa: Muito obrigado por esta entrevista ao nosso Blog e para variar a gente fecha com um bordão imenso pra Nação atleticana: "Dá-lhe Galo" não é mesmo?

Vander Lee: Dá-lhe Galo...


Vander Lee
"Galo e Cruzeiro"
Minha Preta não fala comigo
Desde primeiro de janeiro.
Ela me deu a mala eu fui dormir na sala,
fiquei sem dinheiro.
Não tem mais feijoada, nem vaca atolada,
Rabada ou tropeiro.
fez greve de cama diz que não me ama,
Quebrou meu pandeiro
Na hora do cruzamento, ela deu impedimento
Ou falta no goleiro
Pra aumentar meu tormento, meu irmão
Eu sou Galo e ela é Cruzeiro
Com o gol anulado, saí do gramado, voltei pro chuveiro
Isso tudo porque, meu irmão,
Eu sou Galo e ela é Cruzeiro
Caí de centroavante,
Pra médio-volante, agora sou zagueiro,
No último domingo ela foi jogar bingo
E eu fiquei de copeiro
Ela fala, eu me calo, ela canta de galo
no meu terreiro
Ela apita esse jogo, ela é quem bota fogo
No nosso palhei......ro,
Ela finge que não, mas no seu coração
Ainda sou artilheiro, faz isso porque, meu irmão




Crédito das fotos: Blog Sapatada na Rechonchuda